terça-feira, 12 de maio de 2009

Antonío dos Santos Rocha



Nasce na Figueira da Foz, a 30de Abril de 1853, cidade onde vem a falecer a 28 de Março de 1910.
Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, Santos Rocha evidencia-se na vida pública enquanto advogado, político local, arqueólogo e historiado. Alcançando prestígio pelos seus estudos jurídicos, foi na sua época, considerado uma autoridade em Direito Comercial.
Em 1880 inicia os seus trabalhos de arqueologia, com notável dedicação.
Pelo rigor das suas pesquisas históricas
E explorações de campo, revelou conhecimentos ímpares eruditos sobre a arqueologia e historiografia do Concelho, que são ainda hoje alicerce de trabalho para qualquer investgador.
Funda o Museu Municipal (1894), que promove e dirige até à sua morte, e a Sociedade Arqueológica da Figueira, associação científica que se propunha estudar os diversos ramos das ciências
Humanas e auxiliar no desenvolvimento e enriquecimento do museu.
Na Figueira da Foz assume ainda alguns cargos públicos como Provedor da Misericórdia (1876-1881), Vereador Municipal (1877) e Presidente da Câmara (1878-80 e 1902-04), funções durante as quais publica trabalhos e apresenta projectos e durante as quais regulamentos que alcançam grande merecimento.
Morre em 1910. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal da Figueira da Foz delibera atribuir o seu nome ao Museu, em justo reconhecimento pela distinta figura do seu fundador, que tanto contribuiu para o enriquecimento da cidade e do que Concelho.


daissy

Sem comentários: